terça-feira, 22 de março de 2011

COMÉRCIO ELETRÔNICO MOVIMENTA R$ 14,8 BILHÕES EM 2010

O comércio eletrônico movimentou R$ 14,8 bilhões em 2010, alta de 40% ante os R$ 10, 6 bilhões registrados em 2009. A informação faz parte da 23ª edição da WebShoppers, pesquisa anual da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico e da e-Bit, divulgada nesta terça-feira (22/03).
As datas sazonais, como Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia das Crianças e Natal, representaram aproximadamente R$ 4,5 bilhões da receita total do ano passado.

O levantamento aponta que, no primeiro semestre de 2011, o faturamento do setor deve ficar em torno de R$ 8,8 bilhões. O montante é 7% maior que o arrecadado durante todo o ano de 2008. A pesquisa estima que, somente nos primeiros seis meses deste ano, quatro milhões de pessoas farão sua primeira compra virtual, chegando assim a 27 milhões de consumidores que fizeram, ao menos, uma compra online até hoje.
No ano passado, o número de consumidores chegou a 23 milhões, o que totalizou 40 milhões de compras em todo território nacional. Em 2010, o valor médio das compras foi de R$ 373, um crescimento de 11% em relação a 2009, quando o tíquete médio chegou a R$ 335.
As categorias mais vendidas em 2010 foram eletrodomésticos (14%), livros, assinaturas de revistas e jornais (12%), saúde, beleza e medicamentos (12%), informática (11%), e eletrônicos (7%).

Compras coletivas
De acordo com o estudo, 61% dos consumidores virtuais disseram conhecer o conceito de compras coletivas e 32% afirmaram que já compraram algum produto. Dos consumidores que já utilizaram esse tipo de serviço, 82% pretendem repetir a dose nos próximos três meses.
A pesquisa mostra que 37% das pessoas que compraram em sites de compras coletivas chegaram ao serviço por recomendação de amigos e parentes. Já 19% afirmaram ter recebido uma promoção por e-mail.

Mulheres na web
O número de mulheres que fazem compras online também tem crescido, sobretudo entre aquelas com mais de 50 anos. Essas consumidoras passaram de 14% para 21% do total de compradoras, entre 2005 e 2010, o que mostra um aumento da senioridade das compradoras virtuais.
O tíquete médio das compras femininas aumentou de R$ 240 em 2005 para R$ 314 em 2010. No entanto, continua significativamente menor ao tíquete médio dos gastos efetuados pelos homens que foi de R$ 425.

Fonte: Época Negócios

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente da corrente ideólógica ou divergência de idéias.
Mas o blog tem regras de conduta que devem ser respeitadas e que consideram princípios de moralidade, ética e bons costumes.
Este blog não aceita comentários que:
a) Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas e instituições;
b) Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
c) Reúnam informações de natureza pessoal (e-mail, endereço, telefone etc) do próprio ou de terceiros;
Não cumpridas essas regras, o blog reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.