Notícias

19/03/2011
GROUPON PODE VALER US$ 25 BILHOES

Douglas MacMillan - O Estado de S.Paulo/San Francisco

O site de compras coletivas Groupon negocia com bancos uma oferta pública inicial de ações que pode avaliá-lo em até US$ 25 bilhões, segundo duas pessoas que acompanham as discussões. A abertura de capital pode acontecer este ano, e o valor de mercado da empresa não deve ficar abaixo de US$ 15 bilhões.

Lançado há dois anos, o Groupon, maior site de sua categoria, apresenta ofertas diárias via internet. Sua base de assinantes dobrou nos últimos três meses, chegando a 70 milhões de usuários. A empresa está presente em 500 cidades de vários países. Em dezembro, quando rejeitou uma proposta de compra de US$ 6 bilhões do Google, estava em 300 cidades.

Claire Elders, fundadora da consultoria Enders Analysis, disse que empresas de capital fechado que atuam na internet, como o Groupon, estão sendo avaliadas como se fossem o próximo Google, Ebay ou Amazon. "Mas seus modelos de negócio podem atingir seus limites muito mais rapidamente, ou não funcionar em vários mercados", disse a consultora.

Em abril do ano passado, o Groupon foi avaliado em cerca de US$ 1,3 bilhão, quando levantou US$ 135 milhões de investidores, incluindo a Digital Sky Technologies. Em novembro, levantou mais recursos, atingindo um valor de mercado de US$ 3 bilhões, um pouco antes da oferta do Google.

Um investimento de US$ 950 milhões, finalizado em janeiro, avaliou o Groupon em US$ 4,75 bilhões.

O Goldman Sachs e o Morgan Stanley discutiram liderar a abertura de capital do Groupon, segundo fontes do mercado. Nesses encontros, foi discutida uma valorização de US$ 15 bilhões para a empresa.

Caso consiga um valor de US$ 25 bilhões no lançamento de ações, o Groupon valerá mais que o Google valia quando abriu o capital em 2004. Em agosto daquele ano, o Google conseguiu um valor de mercado de US$ 23 bilhões. O Groupon preferiu não comentar o assunto. / BLOOMBERG NEWS

Fonte: Estadão/SP



16/03/2011
QUEM SOBREVIVERÁ NO MERCADO DE COMPRAS COLETIVAS?



É surpreendente a proliferação de sites de Compras Coletivas! Quando você acha que já conhece todos, surge mais um! Entretanto, como se sabe, poucos sobreviverão à concorrência. O segredo? Manter a transparência, sempre! “Oferecer bons serviços e promoções atrativas é importante, mas de nada adianta se não houver total clareza e veracidade quanto aos processos do site”, afirma Robson Tavarone, sócio e diretor comercial do site de Compras Coletivas Ótima Oferta.

Desde o início da operação, a transparência é premissa no relacionamento do Ótima Oferta com o consumidor, que pode acompanhar em tempo real o status de liberação da oferta, verificar a quantidade de interessados em sua oferta e o prazo em que ela estará disponível para venda, além da descrição completa da oferta.
O consumidor também tem acesso a todas as normas do site e ao valor dos descontos. O pagamento é realizado por meio da operadora PagSeguro, pois, dessa forma, caso a oferta não atinja o número mínimo de compradores, o site irá ressarcir o consumidor que já havia efetuado o pagamento.

Outro diferencial do site é o repasse de 70% do valor das vendas para as empresas parceiras, que é feito integralmente em 30 dias após a ativação da oferta, independentemente da validação dos voucher´s (cupons), ao contrário do que ocorre com a concorrência, que paga somente quando os voucher’s são validados. “Para sobreviver em meio a tanta concorrência, a melhor estratégia é cultivar a confiança, seja do consumidor como da empresa parceira”, finaliza Tavarone.